Lamego apoia a campanha Janeiro Branco de conscientização da saúde mental e emocional

A primeira campanha do ano – Janeiro branco – trata de um tema essencial e merece atenção de todos: os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.

 

As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.

 

Como cuidar da saúde mental

 

O primeiro passo é ter cautela com as expectativas. Criar metas que impliquem em mudanças de vida, rotina ou hábitos, sem o devido planejamento ou sem considerar as possibilidades reais e os recursos necessários, pode torná-las inatingíveis, gerando frustração e, consequentemente, sofrimento emocional.

 

É importante estabelecer metas tangíveis, com prazos mais curtos ou divididas em etapas. Não é necessário esperar uma época específica, como dezembro ou janeiro, para traçar planos ou avaliar o percurso, pois o que depende do comportamento pode ser buscado em qualquer momento do ano.

 

Ter uma atitude de autocobrança exagerada nesta época poderá dificultar o reconhecimento dos esforços e conquistas ao longo do ano. O ideal é que o exercício de auto-observação seja cotidiano e feito com generosidade e auto-acolhimento.

 

É natural que os acontecimentos, por vezes, não ocorram como esperado ou que as prioridades mudem no meio do caminho. Nesse caso, é fundamental reconhecer as qualidades, habilidades e recursos internos para lidar com as adversidades e, se necessário, “reprogramar a rota”.

 

É importante fazer atividades que tragam satisfação. Momentos de lazer, prática de hobbies, esportes ou atividade física propiciam bem-estar psíquico e são estratégias importantes para lidar com o estresse. Investir em bons hábitos alimentares e dormir bem também é essencial.

 

Para melhorar os padrões de sono, algumas estratégias de higiene do sono podem ajudar, como: ter uma rotina de horário para deitar e levantar, evitar o uso de equipamentos eletrônicos pelo menos 1h antes de ir para a cama, desenvolver atividades relaxantes preparatórias para o sono (ouvir música relaxantes, ler um livro leve ou fazer meditação) e manter o ambiente propício para dormir (escuro e silencioso).

 

Mantenha a consciência sobre os sentimentos. Identificar as emoções é fundamental para fazer mudanças em direção ao bem-estar, já que elas têm a função de comunicar sobre os gostos e necessidades individuais. Assim, ao reconhecer as emoções e o fluxo de pensamentos que as acompanham, é possível determinar de forma mais consciente o modo de agir e lidar com situações diversas.

 

Dê atenção ao momento presente. Pensar constantemente em coisas que já aconteceram ou poderão acontecer é um grande desencadeador de angústia. Portanto, é importante focar nas ações possíveis, naquilo que está no controle e aproveitar as experiências atuais.

 

Cuide da sua saúde. Ao fazer check-ups e exames de rotina, a pessoa está cuidando da saúde física e emocional, por serem atos de autocuidado. Na Lamego, os clientes têm acesso a profissionais experientes e exames com diagnóstico preciso. Conte com a equipe da clínica para cuidar da sua saúde.

 

Exames oferecidos:

 

Doppler/Duplex Scan

Ecodopplercardiografia

Mamografia Digital

Punção e core biópsia de mamas e tireoide

Raios x Digital

Ultrassonografia

 

Lamego Clínica de Imagem: (31) 99417-0289 – (31) 3384-6655 –contato@lamego.com.br – Rua Joaquim Figueiredo, 128, Barreiro, Belo Horizonte, MG.

 

 

Fonte: Ministério da Saúde 

Conte sempre com a Lamego Diagnósticos!

Para mais informações e agendamento de exames:

Pelo telefone fixo  (31) 3384-6655 , pelo WhatsApp, link:  cipf-es.org noopener” href=”https://bit.ly/WhatsApp-Lamego-Diagnosticos” target=”_blank”>https://bit.ly/WhatsApp-Lamego-Diagnosticos , ou deixe-nos uma mensagem.

📌 Estamos na Rua Joaquim Figueiredo, 128, Barreiro, BH, MG 📌

Exames oferecidos:
Doppler/Duplex Scan
Ecodopplercardiografia
Mamografia Digital
Punção e core biopsia de mamas e tireoide
Raios x Digital
Ultrassonografia

Compartilhe nosso conteúdo nas redes:

Deixe o seu comentário:

Fale conosco

Marque seu exame, tire dúvidas ou mande sugestões.

  • (31) 3384-6655
  • contato@lamego.com.br
  • Seg - Sex: 7h às 18h / Sáb: 8h às 12h
  • Rua Joaquim Figueiredo, 128. Barreiro, Belo Horizonte.

Siga nossas redes