Lamego alerta: fevereiro é tempo de carnaval e de muito autocuidado

A primeira campanha do ano – Janeiro branco – trata de um tema essencial e merece atenção de todos: os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.

 

As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.

 

Como cuidar da saúde mental

O carnaval está chegando e, além de se animar para a folia, é preciso tomar muito cuidado com a sua saúde. Esteja nos bloquinhos de rua, desfiles de escolas de samba, bailes e até mesmo em um acampamento com os amigos é preciso ficar atento(a) para não cometer excessos e prejudicar a saúde. Confira dicas importantes do Ministério da Saúde para o período de festas:

 

  1. Hidrate-se: a hidratação deve ser feita com antecedência para prevenir a desidratação. Beba bastante água, seja pura, em forma de suco ou consumindo frutas que contenham muita água como a laranja, melancia, melão, morango e abacaxi. Elas ajudarão a manter o corpo hidratado, o que é fundamental para quem deseja permanecer bem disposto.

 

  1. Alimente-se: alimentos in natura e minimamente processados, de fácil digestão, podem ser opções mais leves para ter disposição no carnaval. Evite trocar refeições por lanches. Consuma hortaliças e alimentos frescos. Tenha à mão opções práticas e saudáveis como frutas e castanhas. Quando comer fora de casa, dê preferência a alimentos produzidos na hora e evite fast foods. Estar bem alimentado também ajuda a reduzir os efeitos do consumo de álcool.

 

  1. Se beber, não dirija: embora seja uma situação de extremo risco, são frequentes os casos de embriaguez ao volante e alto índice de acidentes. Por isso, ao participar das festas de carnaval utilize formas alternativas de viagem, como ir caminhando, de ônibus, metrô ou utilizando aplicativos de transporte privado.

 

  1. Camisinha é uma responsa de todos: preservativo, camisinha, chame como quiser! O importante mesmo é usar o método em todas as relações sexuais para se proteger de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como HIV, sífilis, herpes genital, gonorreia e HPV, além de evitar uma gravidez não planejada.

 

  1. Reponha suas energias: descanse sempre que possível. O corpo precisa de 6 a 8 horas por dia para se regenerar. Caso ele não tenha esse o período de descanso, fica muito difícil manter o ritmo todos os dias do carnaval. Em algum momento ele dará sinais de cansaço e esgotamento. Caso a folia vá até tarde, faça uma compensação dormindo um pouco mais.

 

  1. Use filtro solar: se você vai curtir o carnaval durante o dia, não se esqueça de proteger a pele. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o uso de chapéus, camisetas e protetores solares, reaplicado-os de duas em duas horas. Também deve ser evitada a exposição entre as 10h e as 16h.

 

  1. Cuidado com afogamentos: o calor da época leva muitas pessoas a praias, lagos e cachoeiras. Durante o carnaval, o número de pessoas vítimas de afogamento cresce. Ao procurar locais para nadar, escolha locais conhecidos e nunca vá sozinho. Se ingerir bebida alcoólica, evite entrar na água.

 

  1. Violência não: festa é sinônimo de diversão. Não se envolva em brigas, nunca use da violência para impor sua vontade. Já as “encoxadas”, apalpadelas, passadas de mão, beijo forçado e outros abusos podem ser denunciados à Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180); Central de Denúncias de Violações de Direitos Humano (Disque 100); ou ao Disque-Denúncia de sua cidade.

 

Cuide da sua saúde. Ao fazer check-ups e exames de rotina, a pessoa está cuidando da saúde física e emocional, por serem atos de autocuidado. Na Lamego, os clientes têm acesso a profissionais experientes e exames com diagnóstico preciso. Conte com a equipe da clínica para cuidar da sua saúde.

 

Exames oferecidos:

 

Doppler/Duplex Scan

Ecodopplercardiografia

Mamografia Digital

Punção e core biópsia de mamas e tireoide

Raios x Digital

Ultrassonografia

 

Lamego Clínica de Imagem: (31) 99417-0289 – (31) 3384-6655 –contato@lamego.com.br – Rua Joaquim Figueiredo, 128, Barreiro, Belo Horizonte, MG.

 

Conte sempre com a Lamego Diagnósticos!

Para mais informações e agendamento de exames:

Pelo telefone fixo  (31) 3384-6655 , pelo WhatsApp, link:  cipf-es.org noopener” href=”https://bit.ly/WhatsApp-Lamego-Diagnosticos” target=”_blank”>https://bit.ly/WhatsApp-Lamego-Diagnosticos , ou deixe-nos uma mensagem.

📌 Estamos na Rua Joaquim Figueiredo, 128, Barreiro, BH, MG 📌

Exames oferecidos:
Doppler/Duplex Scan
Ecodopplercardiografia
Mamografia Digital
Punção e core biopsia de mamas e tireoide
Raios x Digital
Ultrassonografia

Compartilhe nosso conteúdo nas redes:

Deixe o seu comentário:

Fale conosco

Marque seu exame, tire dúvidas ou mande sugestões.

  • (31) 3384-6655
  • contato@lamego.com.br
  • Seg - Sex: 7h às 18h / Sáb: 8h às 12h
  • Rua Joaquim Figueiredo, 128. Barreiro, Belo Horizonte.

Siga nossas redes