Você conhece a relação entre obesidade e doenças graves?

A obesidade é uma doença crônica que pode ser causada por fatores genéticos, psicológicos, sociais, metabólicos e, assim como o excesso de peso, aumenta o risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de cânceres. 

Além disso, a obesidade foi identificada como um dos fatores mais críticos para o agravamento da Covid-19, o que reforça ainda mais a importância de medidas para a redução de peso, como o acompanhamento médico e a adoção de hábitos saudáveis. Em novembro de 2020, foi divulgada uma pesquisa norte-americana que revela que a obesidade aumenta em até quatro vezes o risco de morrer por Covid-19.

A fim de chamar a atenção sobre o problema e estimular medidas para o enfrentamento da doença, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o Dia Mundial da Obesidade, celebrado em 4 de março. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reforça informações relevantes sobre o tema, e a equipe da Lamego Clínica de Imagem ressalta a importância dos cuidados com a saúde durante todo o ano. 

Sobre o tema

O indivíduo é considerado obeso quando seu Índice de Massa Corporal (IMC), calculado ao se dividir o peso pelo quadrado da altura, for maior ou igual a 30 kg/m² – ou mesmo abaixo desse valor, quando a circunferência abdominal ultrapassa 88cm em mulheres e 102cm em homens.

O Brasil tem mais de um quarto da população adulta com o quadro de obesidade, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em outubro de 2020. Isso significa que 26,8% dos brasileiros acima de 20 anos são considerados obesos e 6,7% dos adolescentes sofrem com a doença.

A má alimentação, o sedentarismo, fatores endócrinos e genéticos contribuem para a obesidade e o excesso de peso. O tratamento ideal é constituído por etapas como mudança de hábitos, reeducação alimentar e a prática regular de exercícios físicos. A adoção de hábitos saudáveis pode evitar o excesso de peso e as enfermidades desencadeadas pela obesidade.

Conte com a Lamego para cuidar da sua saúde!

Exames oferecidos:
Doppler/Duplex Scan
Ecodopplercardiografia
Mamografia Digital
Punção e core biopsia de mamas e tireoide
Raios x Digital
Ultrassonografia

Lamego Clínica de Imagem: (31) 99417-0289 – (31) 3384-6655 –contato@lamego.com.br – Rua Joaquim Figueiredo, 128, Barreiro, Belo Horizonte, MG.

Fontes para pesquisa: Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Faculdade de Medicina da UFMG.

Compartilhe nosso conteúdo nas redes:

Deixe o seu comentário:

Fale conosco

Marque seu exame, tire dúvidas ou mande sugestões.

  • (31) 3384-6655
  • contato@lamego.com.br
  • Seg - Sex: 8h às 17h / Sáb: 8h às 12h
  • Rua Joaquim Figueiredo, 128. Barreiro, Belo Horizonte.

Siga nossas redes