29 de agosto marca o dia de combate ao fumo

O cigarro é um dos maiores vilões quando a pauta são as doenças causadas por vícios. Ele causa danos aos pulmões, podem agravar casos de coronavírus, causarem grave dependência nos usuários e diferentes tipos de doenças associadas ao cigarro, como a hipertensão. O final do mês de agosto é dedicado ao combate ao fumo e os males causados por esse tipo de vício.

Conforme estudos do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabagismo é uma doença (dependência de nicotina) que tem relação com aproximadamente 50 enfermidades, entre elas vários tipos de câncer (pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia), doenças do aparelho respiratório (enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, infecções respiratórias) e doenças cardiovasculares (angina, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurismas, acidente vascular cerebral, tromboses).

Há ainda outras doenças relacionadas ao tabagismo: úlcera do aparelho digestivo; osteoporose; catarata; impotência sexual no homem; infertilidade na mulher; menopausa precoce e complicações na gravidez. Estima-se que, no Brasil, a cada ano, aproximadamente 157 mil pessoas morram precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo.

Além disso, os fumantes adoecem com uma frequência duas vezes maior que os não fumantes. Têm menor resistência física, menos fôlego e pior desempenho nos esportes e na vida sexual do que os não fumantes. E, ainda, envelhecem mais rapidamente e ficam com os dentes amarelados, cabelos opacos, pele enrugada e impregnada pelo odor do fumo.

Neste 29 de agosto, dia de combate ao fumo, a clínica Lamego convida os clientes para fazerem um check-up e avaliarem a saúde global, por meio de exames de ultrassom e, principalmente, de raios x de tórax, que detectam os problemas causados pelo cigarro.

Exames oferecidos:
Doppler/Duplex Scan
Ecodopplercardiografia
Mamografia Digital
Punção e core biopsia de mamas e tireoide
Raios x Digital
Ultrassonografia

Lamego Clínica da Imagem: (31) 99417-0289 – (31) 3384-6655 – contato@lamego.com.br – Rua Joaquim Figueiredo, 128, Barreiro, Belo Horizonte, MG.

Compartilhe nosso conteúdo nas redes:

Deixe o seu comentário:

Fale conosco

Marque seu exame, tire dúvidas ou mande sugestões.

  • (31) 3384-6655
  • contato@lamego.com.br
  • Seg - Sex: 7h às 18h / Sáb: 8h às 12h
  • Rua Joaquim Figueiredo, 128. Barreiro, Belo Horizonte.

Siga nossas redes