Lamego apoia o combate às drogas e ao alcoolismo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. Esta questão está no centro das atenções nesta semana de fevereiro, dedicada à saúde mental e emocional com o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, lembrado no dia 20. Muito além de problemas com dependência química, é preciso pensar nas questões emocionais que envolvem o uso de drogas e álcool.

De acordo com o Ministério da Saúde, o uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.

O alcoolismo é uma doença crônica, com aspectos comportamentais e socioeconômicos, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool, na qual o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência, quando a mesma é retirada. Além da já reconhecida predisposição genética para a dependência, outros fatores podem estar associados: ansiedade, angústia, insegurança, fácil acesso ao álcool e condições culturais.

A dependência pode levar a pessoa a desenvolver, ainda, vários tipos de doenças que afetam o fígado, rins, sistema digestivo, causam doenças emocionais, comprometimento do cérebro, entre outros, que podem ser identificados por meio de exame clínico, feito pelo médico, de sangue e por meio do ultrassom.

Entre em contato com seu médico de confiança, peça ajuda, e não deixe para amanhã quando uma dor física ou emocional estiver afetando a sua rotina. Afinal, cuidar da saúde é, também, um ato de autoamor!

Lamego Clínica de Imagem:
Doppler/Duplex Scan
Ecodopplercardiografia
Mamografia Digital
Punção e core biopsia de mamas e tireoide
Raios x Digital
Ultrassonografia

(31) 99417-0289 – (31) 3384-6655 –contato@lamego.com.br – Rua Joaquim Figueiredo, 128, Barreiro, Belo Horizonte, MG.

Compartilhe nosso conteúdo nas redes:

Deixe o seu comentário:

Fale conosco

Marque seu exame, tire dúvidas ou mande sugestões.

  • (31) 3384-6655
  • contato@lamego.com.br
  • Seg - Sex: 7h às 18h / Sáb: 8h às 12h
  • Rua Joaquim Figueiredo, 128. Barreiro, Belo Horizonte.

Siga nossas redes