5 de fevereiro: Dia Nacional da Mamografia

A Lamego Clínica de Imagem celebra o Dia Nacional da Mamografia, lembrado em 5 de fevereiro, com objetivo de conscientizar a população sobre a importância do exame para detectar alterações na mama.

A mamografia é feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar lesões nos estágios iniciais, sendo importante aliada na detecção precoce da doença, quando feita em mulheres assintomáticas, na faixa etária em que há balanço favorável entre benefícios e riscos dessa prática. Entre as vantagens estão: a redução da mortalidade por câncer, diminuição dos traumas físicos (tratamento em fases mais precoces), maior sobrevida, arrefecimento dos traumas familiares e o menor custo para a sociedade relacionado à perda de um indivíduo produtivo.

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama (CM) é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 23% dos casos novos a cada ano. Dados do Instituto Nacional do Câncer apontam que sobrevida em cinco anos, estimada nos países desenvolvidos, é de 85%, enquanto nos subdesenvolvidos permanece entre 50-60%. Diferenças de sobrevida podem ser explicadas pelos estágios mais avançados ao diagnóstico nos países em desenvolvimento e também por outros fatores, como a falta de acesso aos serviços de saúde, o atraso na investigação de lesões mamárias suspeitas e no tratamento.

A gestão da Lamego Clínica de Imagens reforça a importância da mamografia e lembra as mulheres, sobretudo aquelas que estão na faixa etária entre 40 e 69 anos, da importância do exame. Afinal, fazer a mamografia na data estipulada pelo médico vai muito além de um exame, mas de um ato de autocuidado e preservação da vida.

Lamego Clínica de Imagem: (31) 99417-0289 – (31) 3384-6655 –contato@lamego.com.br – Rua Joaquim Figueiredo, 128, Barreiro, Belo Horizonte, MG.

Fonte: Sociedade Brasileira de Mastologia.

Compartilhe nosso conteúdo nas redes:

Deixe o seu comentário:

Fale conosco

Marque seu exame, tire dúvidas ou mande sugestões.

  • (31) 3384-6655
  • contato@lamego.com.br
  • Seg - Sex: 7h às 18h / Sáb: 8h às 12h
  • Rua Joaquim Figueiredo, 128. Barreiro, Belo Horizonte.

Siga nossas redes