Lamego apoia a campanha “Janeiro branco” de alerta sobre a saúde mental

O mundo todo passou por importante desafio em termos de saúde pública ao longo desses últimos meses com a pandemia do coronavírus. Apesar de muito pouco divulgada, uma das preocupações tanto do poder público quanto de profissionais da área da psicologia é com a saúde mental da população.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), “A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”.

Neste primeiro mês do ano, a Lamego Clínica de Imagem apoia a campanha “Janeiro branco” de alerta sobre a saúde mental. A campanha nasceu em 2014 por iniciativa de um grupo de psicólogos da cidade de Uberlândia (MG), que passou a abordar indivíduos na rua e a realizar palestras alertando sobre o tema. O objetivo é que as pessoas voltem seu olhar para as questões subjetivas do ser humano, de modo a promover uma cultura de saúde mental.

Na lista dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), a saúde e o bem-estar são o terceiro item. Entre as medidas que devem ser estimuladas para alcançá-lo, destaca-se a promoção da saúde mental.

Essa meta é ainda mais importante em doentes crônicos. Há estudos que mostram que mulheres que tiveram câncer de mama, quando expostas a um novo estressor (como a perda de um ente querido, o afastamento do trabalho, entre outras situações), tornam-se mais propensas à recidiva (reaparecimento da doença ou sintoma).

Porém, cuidar da saúde mental é indicado, também, para quem não apresenta doenças. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número de incapacidades no continente americano.

Lembre-se de que saúde mental e saúde física estão intrinsecamente associadas. Se necessário, busque ajuda especializada para equilibrar corpo, mente e espírito. A meditação, terapia, auxílio e conforto com familiares e amigos são algumas das formas de pedir ajuda.

Fontes para pesquisa: Dra. Andrea Baumgarten (AquaVitae), Pepsic e CVV.

Lamego Clínica de Imagem: (31) 99417-0289 – (31) 3384-6655 –contato@lamego.com.br – Rua Joaquim Figueiredo, 128, Barreiro, Belo Horizonte, MG.

Entre em contato e agende seu exame de Imagem! 

Compartilhe nosso conteúdo nas redes:

Deixe o seu comentário:

Fale conosco

Marque seu exame, tire dúvidas ou mande sugestões.

  • (31) 3384-6655
  • contato@lamego.com.br
  • Seg - Sex: 8h às 17h / Sáb: 8h às 12h
  • Rua Joaquim Figueiredo, 128. Barreiro, Belo Horizonte.

Siga nossas redes