Você conhece todas as indicações do exame vascular?

A maior parte das pessoas já ouviu falar em exames vasculares, mas, devido à importância desse tipo de procedimento, o assunto, com certeza, ainda é pouco explorado. Sucintamente, trata-se de exames que verificam o fluxo sanguíneo em artérias e veias de diferentes partes do corpo humano – região do pescoço (tireoide e carótidas), vértebras, braços, pernas, rins, fígado, abdômen e útero.

Na clínica Lamego, os exames vasculares são conduzidos por profissionais experientes e os resultados são entregues com material de alta qualidade, conferindo maior segurança ao diagnóstico médico.

Também chamado de “Doppler”, o duplex-scan usa métodos de ultrassom padrão para fazer uma imagem de um vaso sanguíneo e os órgãos em torno dele. Durante o procedimento, um computador transforma os sons Doppler em um gráfico, que ajuda a mostrar a velocidade e a direção do fluxo sanguíneo por meio do vaso sanguíneo. É um exame não invasivo, indolor e com alto grau de confiabilidade.

De acordo com o médico ultrassonografista Guilherme Oliveira de Almeida Costa, da Lamego Diagnósticos, o exame é mais conhecido para fazer a avaliação de varizes. “Mas faz, também, análise de trombose profunda, de membro inferior, e de membro superior, para avaliação antes de se iniciar a hemodiálise.”

Indicações

· Para encontrar coágulos sanguíneos e vasos sanguíneos bloqueados ou estreitados em diferentes partes do corpo.

· Verificar se a dor nas pernas pode ser causada por claudicação intermitente. Esta é uma condição causada pela aterosclerose dos membros inferiores.

· Avaliar o fluxo sanguíneo após um acidente vascular cerebral. Ou outra condição que possa ser causada por um problema com o fluxo sanguíneo.

· Verificar se há varizes ou outros problemas de veia.

· Monitorar o fluxo de sangue após a cirurgia de vasos sanguíneos.

· Encontrar quantidade e localização da placa arterial. A placa nas artérias carótidas pode reduzir o fluxo sanguíneo para o cérebro. Isso pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral.

· O exame pode verificar também o risco de acidente vascular cerebral.

Fontes para pesquisa: Casex e Ministério da Saúde.

Lamego Clínica de Imagem: Rua Joaquim Figueiredo, 128, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte, MG – CEP: 30.640-090. Contato: (31) 3384-6655.

Compartilhe nosso conteúdo nas redes:

Deixe o seu comentário:

Fale conosco

Marque seu exame, tire dúvidas ou mande sugestões.

  • (31) 3384-6655
  • contato@lamego.com.br
  • Seg - Sex: 7h às 18h / Sáb: 8h às 12h
  • Rua Joaquim Figueiredo, 128. Barreiro, Belo Horizonte.

Siga nossas redes