Vacinar contra o sarampo é preciso e necessário a todas as faixas etárias

A doença estava erradicada e, no ano passado, voltou a assustar a população brasileira. Para evitar novos casos, o Governo Federal convocou toda a população a se vacinar contra o sarampo. A gestão da Lamego Diagnósticos reforça a campanha nacional em decorrência do aumento de casos registrados em alguns estados. Fique atento ao seu cartão de vacina e previna-se contra a doença.

Desde o dia 22 de agosto, todas as crianças de seis meses a um ano devem ser vacinadas contra o sarampo em todo o País. Essa medida preventiva deve alcançar 1,4 milhão de crianças, que não receberam a dose extra, chamada de ‘dose zero’, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses. Para isso, o Ministério da Saúde irá enviar 1,6 milhão de doses a mais para os estados. O objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e a óbitos.

É importante esclarecer que a chamada “dose zero” não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança. Na rotina do Sistema Único de Saúde (SUS) a tríplice viral está disponível em todos os mais de 36 mil postos de vacinação em todo o Brasil. A vacina previne também contra rubéola e caxumba.

Em situação de surto ativo do sarampo, quando identificado um caso da doença em alguma localidade, é preciso vacinar todas as pessoas que tiveram ou têm contato com aquele caso suspeito, em até 72 horas. Neste caso, recomenda-se que a ação seja feita de forma seletiva, ou seja, não há necessidade de revacinação das pessoas que já foram vacinadas anteriormente e que têm comprovação vacinal.

Pesquisa: Ministério da Saúde.

Compartilhe nosso conteúdo nas redes:

Deixe o seu comentário:

Fale conosco

Marque seu exame, tire dúvidas ou mande sugestões.

  • (31) 3384-6655
  • contato@lamego.com.br
  • Seg - Sex: 7h às 18h / Sáb: 8h às 12h
  • Rua Joaquim Figueiredo, 128. Barreiro, Belo Horizonte.

Siga nossas redes