Setembro vermelho: mês de cuidados com a saúde do coração

Não fumar, praticar atividade física, ter uma dieta equilibrada e evitar o consumo de álcool. Essas são as quatro atitudes saudáveis para evitar 80% das doenças cardíacas e as principais dicas dos especialistas neste “Setembro vermelho: mês de cuidados com a saúde do coração”. 

O mês de setembro foi escolhido para concentrar as campanhas de conscientização, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, porque no dia 29 é comemorado o Dia Mundial do Coração, uma iniciativa criada no ano 2000 pela Federação Mundial do Coração com apoio das Nações Unidas. A Lamego Diagnósticos apoia e abraça essa campanha e salienta a importância de exames bem feitos para auxiliar no diagnóstico preciso.

Como cuidar do seu coração

Alimente-se bem: Busque uma dieta equilibrada com proteínas, aminoácidos, fibras, carboidratos, gorduras e ácidos graxos. Alimentos, como abacate, aveia e azeite de oliva extravirgem, na quantidade equivalente a duas colheres de sopa por dia, cada, ajudam a diminuir o colesterol ruim. O consumo diário de sal não deve ultrapassar seis gramas; e de açúcar, 25 gramas. Já o consumo de bebidas alcoólicas deve ser evitado, não ultrapassando uma dose diária de qualquer bebida para as mulheres e duas para os homens.

Faça atividade física: Caminhar uma hora por dia já reduz os riscos de doenças cardiovasculares. Limpar a casa, varrer o jardim, passear com o cachorro e subir escadas também são atividades físicas que nos ajudam a quebrar o sedentarismo.

Trate os fatores de risco: O tabaco e outras drogas fazem mal ao coração e não devem ser consumidos. Se for hipertenso ou diabético, siga o tratamento corretamente conforme a orientação médica e, se estiver acima do peso, cuide-se. A partir dos 30 anos de idade, geralmente começam a ser feitos os check-ups cardíacos, mas pessoas com histórico familiar de problemas no coração podem começar antes.

Um dos exames primordiais durante o check-up é o ecocardiograma. De acordo com o médico ecocardiografista Francisco Bicalho, que atende na Clínica Lamego Diagnósticos, o exame, além de fornecer informações ao médico, garante diagnósticos precisos e tranquilidade ao paciente.

Com o aparelho de ecocardiograma o médico consegue avaliar todas as partes do coração – a estrutura, função, como estão as válvulas, a dimensão de um infarto, a origem de sopro –, entre outras questões. Na Lamego Diagnósticos, os pacientes contam com aparelhos modernos e médicos competentes para garantir qualidade nos resultados dos exames.  

Pesquisa: Hospital Sírio-Libanês e Lamego Diagnósticos.

Compartilhe nosso conteúdo nas redes:

Deixe o seu comentário:

Fale conosco

Marque seu exame, tire dúvidas ou mande sugestões.

  • (31) 3384-6655
  • contato@lamego.com.br
  • Seg - Sex: 7h às 18h / Sáb: 8h às 12h
  • Rua Joaquim Figueiredo, 128. Barreiro, Belo Horizonte.

Siga nossas redes