Hábitos saudáveis podem evitar complicações durante a gravidez

O mês de agosto também é dedicado às mamães, sobretudo o dia 15, quando é comemorado o Dia da Gestante. E, quando o assunto é gravidez, a alimentação precisa e deve ser especial. Durante a gestação, a mulher, além de estar nutrindo seu próprio organismo, também está alimentando uma nova vida em formação. Nessa fase, o consumo de água, alimentos in natura e minimamente processados são importantes para suprir a necessidade de nutrientes fundamentais, como ferro, ácido fólico, cálcio, vitaminas A e D, entre outros.

O Ministério da Saúde possui um protocolo de uso do Guia Alimentar para Gestantes. A alimentação saudável na gestação favorece o bom desenvolvimento fetal, a saúde e o bem-estar da mulher, além de prevenir o surgimento de agravos, como diabetes gestacional, hipertensão e ganho de peso excessivo.

Modificar a consistência dos alimentos, ingerindo opções mais macias e pastosas, não consumir líquidos durante as refeições, evitar o consumo de alimentos gordurosos, doces, picantes e com cheiros fortes e não deitar após as refeições também são hábitos indicados para as gestantes.

Conheça algumas das principais recomendações para uma gestação saudável:

Além dos exames laboratoriais, a Ultrassonografia colabora, de forma significativa, para o diagnóstico preciso das diversas formas de hepatites.

·        
Consuma
diariamente feijão, preferencialmente no almoço e no jantar;

·        
Evite o
consumo de bebidas adoçadas, como refrigerante, suco de caixinha, suco em pó e
refrescos (bebidas ultraprocessadas);

·        
Evite o
consumo de alimentos ultraprocessados como hambúrgueres, embutidos, macarrão
instantâneo, bolachas salgadas, doces ou recheadas e guloseimas;

·        
Consuma
diariamente legumes e verduras;

·        
Consuma
diariamente frutas, sendo preferencialmente inteiras, em vez de sucos;

·        
Se
alimente regularmente, sem se envolver em outras atividades, como assistir
televisão, mexer no celular ou computador.

Exames

Um exame indicado para avaliação do aparelho reprodutor feminino é o ultrassom transvaginal (endovaginal). Trata-se de um exame de diagnóstico por imagem, que usa ondas de alta frequência (sem radiação) para avaliar, internamente, órgãos e estruturas na área pélvica, especialmente do aparelho reprodutor, indicado para avaliar o início da gestação, a partir da sétima semana de gravidez, a contar da data da última menstruação.

Já o ultrassom abdominal total é um exame indicado para a avaliação morfológica de órgãos abdominais, como fígado, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares, baço, rins, retroperitônio e bexiga, e também a avaliação dos órgãos localizados na região pélvica, sendo possível avaliar o desenvolvimento do bebê.

O primeiro ultrassom deve ser feito logo no 1º trimestre de gestação, entre a 11ª e a 14ª semana. Esse ultrassom ainda não permite descobrir o sexo do bebê, que, normalmente, só é possível por volta da 20ª semana.

Fonte: Ministério da Saúde

Conte sempre com a Lamego Diagnósticos!

Para mais informações e agendamento de exames:

Pelo telefone fixo  (31) 3384-6655 , pelo WhatsApp, link:  https://bit.ly/WhatsApp-Lamego-Diagnosticos , ou deixe-nos uma mensagem. 

📌 Estamos na Rua Joaquim Figueiredo, 128, Barreiro, BH, MG 📌

Exames oferecidos:
Doppler/Duplex Scan
Ecodopplercardiografia
Mamografia Digital
Punção e core biopsia de mamas e tireoide
Raios x Digital
Ultrassonografia

Compartilhe nosso conteúdo nas redes:

Deixe o seu comentário:

Fale conosco

Marque seu exame, tire dúvidas ou mande sugestões.

  • (31) 3384-6655
  • contato@lamego.com.br
  • Seg - Sex: 7h às 18h / Sáb: 8h às 12h
  • Rua Joaquim Figueiredo, 128. Barreiro, Belo Horizonte.

Siga nossas redes