Confira nossos exames

Ultrassonografia Digital

A ultrassonografia (ou ecografia) é um método capaz de produzir imagens, em tempo real, por meio da utilização de ondas sonoras, sem a emissão de radiação ionizante. Dessa forma, a ultrassonografia é indicada para todas as pessoas, incluindo idosos, gestantes e crianças, sem risco, uma vez que não há contraindicação. Por ser um exame muito simples, costuma ser usado para fins preventivos, diagnósticos ou como acompanhamento de tratamentos, para diferentes finalidades – exames obstétricos, ginecológicos, musculoesquelético, de mama e medicina interna, que se divide em abdominal, urológica e cervical.

O laudo do exame sai na hora.

Preparo para exame abdômen total

No dia do exame:

  • Jejum de 8 horas antes do exame.
  • 1 hora antes do exame tomar 60 gotas de dimeticona mais 4 copos de água e não ir mais ao banheiro

Raio-X

O raio-X é um tipo de radiação eletromagnética que tem o potencial de fazer uma ionização. Por meio de um detector, colocado por baixo da pele do paciente, na ponta oposta ao feixe de raio-x, é composta uma imagem que permite ao médico ter diagnósticos precisos. As principais indicações são: avaliação do pulmão, do sistema musculoesquelético, dos seios da face e do abdômen. Em crianças, é indicado para suspeita de má-formação do pulmão e em casos de quedas. O exame é contraindicado para mulheres grávidas.

Preparo para o exame de abdômen e coluna lombar.

No dia anterior:

  • Tomar 60 gotas de Luftal 1 hora antes do exame.
  • Após o almoço, ingerir somente chá, torradas, sopas e líquidos à vontade.

No dia do exame:

  • Jejum de 6 horas antes do exame.
  • Estar com a bexiga cheia na hora do exame.

Ultrassom Doppler

O ultrassom Doppler (ecodopplercardiograma e duplex scan) é um exame que permite a visualização e análise da anatomia e funcionamento das artérias e veias em todo o seu percurso, por meio do ultrassom. O Doppler permite a medida da velocidade do sangue dentro dos vasos e auxilia no diagnóstico das obstruções. Trata-se de um recurso do aparelho de ultrassom, que permite a análise da vascularização dos órgãos (artérias e veias) ou lesões. Com isso, é possível obter maior detalhamento do órgão que está sendo analisado. O ultrassom Doppler é indicado para mapeamento de varizes (duplex scan), estudo do coração (ecodopplercardiograma) e para diferenciar lesões em todos os órgãos.

Mamografia Digital

A mamografia é um exame feito em mulheres, dos 40 aos 69 anos, para a prevenção do câncer de mama, permitindo descobrir a doença, precocemente, quando a lesão ainda é pequena. É um exame de rastreamento, que consiste em colocar a mama entre duas bandejas e emitir uma radiação para analisar microcalcificações. A mamografia é indicada para acompanhamento de lesões; identificação de lesões não tumorais, inflamação, infecção e cisto; para mulheres que pretendem colocar próteses; e nos casos em que há calcificações nas mamas, identificadas no exame de ultrassom. A contraindicação é apenas para mulheres grávidas, por causa da radiação. Salienta-se que há comprovações de que, na mamografia, a quantidade de lesões provocadas pela radiação à qual a paciente está exposta é baixa e, o mais importante, é tratar-se do melhor exame para detecção do câncer de mama.

*A mamografia será feita somente com apresentação do pedido médico, documento de identidade com foto e os últimos exames feitos.

Preparo para o exame

No dia do exame:

  • Fazer a higiene básica.
  • Não usar creme ou óleo no corpo.
  • Trazer exames de mamografia e ultrassom feitos anteriormente.