A ultrassonografia (ou ecografia) é um método capaz de produzir imagens, em tempo real, por meio da utilização de ondas sonoras, sem a emissão de radiação ionizante. Dessa forma, a ultrassonografia é indicada para todas as pessoas, incluindo idosos, gestantes e crianças, sem risco, uma vez que não há contraindicação. Por ser um exame muito simples, costuma ser usado para fins preventivos, diagnósticos ou como acompanhamento de tratamentos, para diferentes finalidades – exames obstétricos, ginecológicos, musculoesquelético, de mama e medicina interna, que se divide em abdominal, urológica e cervical.
A imagem do exame sai na hora.
O raio-X é um tipo de radiação eletromagnética que tem o potencial de fazer uma ionização. Por meio de um detector, colocado por baixo da pele do paciente, na ponta oposta ao feixe de raio-x, é composta uma imagem que permite ao médico ter diagnósticos precisos. As principais indicações são: avaliação do pulmão, do sistema musculoesquelético, dos seios da face e do abdômen. Em crianças, é indicado para suspeita de má-formação do pulmão e em casos de quedas. O exame é contraindicado para mulheres grávidas.
O ultrassom Doppler (ecodopplercardiograma e duplex scan) é um exame que permite a visualização e análise da anatomia e funcionamento das artérias e veias em todo o seu percurso, por meio do ultrassom. O Doppler permite a medida da velocidade do sangue dentro dos vasos e auxilia no diagnóstico das obstruções. Trata-se de um recurso do aparelho de ultrassom, que permite a análise da vascularização dos órgãos (artérias e veias) ou lesões. Com isso, é possível obter maior detalhamento do órgão que está sendo analisado. O ultrassom Doppler é indicado para mapeamento de varizes (duplex scan), estudo do coração (ecodopplercardiograma) e para diferenciar lesões em todos os órgãos.
A mamografia é um exame feito em mulheres, dos 40 aos 69 anos, para a prevenção do câncer de mama, permitindo descobrir a doença, precocemente, quando a lesão ainda é pequena. É um exame de rastreamento, que consiste em colocar a mama entre duas bandejas e emitir uma radiação para analisar microcalcificações. A mamografia é indicada para acompanhamento de lesões; identificação de lesões não tumorais, inflamação, infecção e cisto; para mulheres que pretendem colocar próteses; e nos casos em que há calcificações nas mamas, identificadas no exame de ultrassom. A contraindicação é apenas para mulheres grávidas, por causa da radiação. Salienta-se que há comprovações de que, na mamografia, a quantidade de lesões provocadas pela radiação à qual a paciente está exposta é baixa e, o mais importante, é tratar-se do melhor exame para detecção do câncer de mama.
*A mamografia será feita somente com apresentação do pedido médico, documento de identidade com foto e os últimos exames feitos.