Lamego reforça importância dos pais ficarem atentos aos casos de Hepatite Aguda Grave em Crianças

A Hepatite Aguda Grave em Crianças encontra-se sob vigilância e investigação pela Organização Mundial de Saúde (OMS), devido às mudanças no padrão prévio de ocorrência das hepatites, com aumento de sua frequência e de seu perfil de gravidade. Além disso, as causas de hepatite comumente conhecidas foram descartadas em todos os casos suspeitos.

Com base nas informações atuais, a maioria das crianças afetadas não recebeu a vacina contra a Covid-19 e, no momento, a relação de casos com a vacinação está descartada. Em alguns pacientes, foi detectada a presença dos vírus Adenovirus e SARS-CoV-2. No entanto, ainda não existem dados suficientes para estabelecer uma relação causal entre esses agentes infecciosos e o quadro clínico dos pacientes.

Sintomas

Hepatite é um termo genérico utilizado para se referir a um processo inflamatório que ocorre no fígado. Essa inflamação pode ser secundária a diversos fatores, entre eles as infecções virais.

A hepatite aguda inicia-se habitualmente com diarreia, vômito e dor abdominal, associados ou não a sintomas como prostração, dores no corpo e mal-estar. Em um segundo momento, a icterícia, caracterizada pela coloração amarelada dos olhos, da pele e das mucosas, se instala, devendo ser utilizado por pais e cuidadores como um sinal de alarme para procura por atendimento.

Prevenção

Uma vez que ainda não se sabe a causa base da hepatite, são orientadas medidas gerais de higiene e prevenção: higienização adequada e frequente das mãos, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, consumir água potável e alimentos adequadamente higienizados.

Notificação dos casos

Conforme recomendações iniciais da OMS, é necessária a identificação de casos suspeitos de Hepatite Aguda Grave em Crianças tanto nos países atualmente afetados quanto em outras localidades. A partir disso, foi elaborado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, comunicados de risco com objetivo de divulgação rápida e eficaz de conhecimentos acumulados até o momento sobre o agravo, bem como orientar medidas de vigilância e notificação de casos suspeitos.

Exames

Além dos exames laboratoriais, a Ultrassonografia colabora de forma significativa para o diagnóstico preciso das diversas formas de hepatites. Na Lamego, o exame é feito por uma equipe especializada, com equipamentos modernos e alta definição das imagens geradas nos relatórios. Tudo isso para garantir diagnóstico assertivo da doença.

Fonte: Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações/SIPNI/10/05/2022/Dados preliminares.

Conte sempre com a Lamego Diagnósticos!

Para mais informações e agendamento de exames:

Pelo telefone fixo  (31) 3384-6655 , pelo WhatsApp, link:  https://bit.ly/WhatsApp-Lamego-Diagnosticos , ou deixe-nos uma mensagem. 

📌 Estamos na Rua Joaquim Figueiredo, 128, Barreiro, BH, MG 📌

Exames oferecidos:
Doppler/Duplex Scan
Ecodopplercardiografia
Mamografia Digital
Punção e core biopsia de mamas e tireoide
Raios x Digital
Ultrassonografia

Compartilhe nosso conteúdo nas redes:

Deixe o seu comentário:

Fale conosco

Marque seu exame, tire dúvidas ou mande sugestões.

  • (31) 3384-6655
  • contato@lamego.com.br
  • Seg - Sex: 7h às 18h / Sáb: 8h às 12h
  • Rua Joaquim Figueiredo, 128. Barreiro, Belo Horizonte.

Siga nossas redes