Dia Mundial do Câncer de Ovário

Exame endovaginal é o exame adequado para avaliar a saúde do sistema reprodutor da mulher

Em 8 de maio, é lembrado o Dia Mundial do Câncer de Ovário e a equipe da Lamego Diagnóstico reforça a importância do exame endovaginal para avaliar a saúde do sistema reprodutor da mulher.

O câncer de ovário é o terceiro câncer ginecológico mais comum na mulher, atrás somente do câncer de mama e do câncer do colo do útero. Apesar de ser o terceiro câncer ginecológico mais comum, é também o mais letal entre todos eles, por ser um câncer silencioso e que costuma ser diagnosticado tardiamente em mais de 75% dos casos. Por isso, reconhecer seus fatores de risco e sintomas é fundamental para que haja uma investigação em momento adequado. Por isso, leia aqui tudo o que você deve saber para se prevenir.

Algumas dessas lesões podem ser identificadas por meio do exame de ultrassonografia transvaginal.

A Lamego Diagnósticos oferece aparelhos modernos e uma equipe preparada para entregar à mulher resultados precisos, pensando sempre na prevenção e na saúde das clientes.

A ultrassonografia transvaginal é um exame que avalia os órgãos genitais internos da mulher – útero e ovários –, sendo importante para detectar doenças, acompanhar a gravidez, controlar a ovulação em mulheres que querem engravidar ou que estão fazendo investigação de infertilidade.

De acordo a médica ginecologista Nágila Abdo Zacarias Massahud, uma das responsáveis pelos exames de ultrassonografia ginecológicos e obstétricos na Lamego, geralmente, as pacientes fazem o exame após alteração no sangramento menstrual. “Mas há alguns casos em que a mulher não sente nada. O exame pode ser feito anualmente ou com frequência maior se necessário. Em casos como miomatose uterina, por exemplo, pode ser necessária a avaliação de crescimento a cada seis meses ou mesmo antes dependendo da necessidade.”

O que pode ser detectado no exame de
endovaginal:

Conte sempre com a Lamego Diagnósticos!

• Miomas uterinos (tumores
benignos);

• Câncer avançado de colo de útero;

• Cistos no ovário;

• Tumores pélvicos;

• Gravidez ectópica (gestação que
ocorre fora do útero);

• Adenomiose;

• Algumas causas de infertilidade;

• Pólipos uterinos (tumores que
podem ser benignos ou malignos e que podem causar sangramento vaginal fora do
período menstrual ou alteração do fluxo menstrual);

• Endometriose: doença causada por proliferação das células do endométrio (camada interna do útero) que migram para outros locais como ovários ou para a cavidade abdominal, onde se multiplicam e podem provocar sintomas como dor pélvica, aderências pélvicas, infertilidade, e em casos mais graves invadir outros órgãos como bexiga e intestino e ocasionar sangramento intestinal e urinário.

Fontes: INCA, SES-MG e Lamego

Mais informações e agendamento de exames: pelo telefone fixo (31) 3384-6655, pelo WhatsApp, link: https://bit.ly/WhatsApp-Lamego-Diagnosticos, ou deixe-nos uma mensagem.

Para mais informações e agendamento de exames:

Pelo telefone fixo 📞 (31) 3384-6655 📞, pelo WhatsApp, link: 📱 https://bit.ly/WhatsApp-Lamego-Diagnosticos
📱, ou deixe-nos uma mensagem. 😉

📌 Estamos na Rua Joaquim Figueiredo, 128, Barreiro, BH, MG 📌

Exames oferecidos:
Doppler/Duplex Scan
Ecodopplercardiografia
Mamografia Digital
Punção e core biopsia de mamas e tireoide
Raios x Digital
Ultrassonografia

Compartilhe nosso conteúdo nas redes:

Deixe o seu comentário:

Fale conosco

Marque seu exame, tire dúvidas ou mande sugestões.

  • (31) 3384-6655
  • contato@lamego.com.br
  • Seg - Sex: 7h às 18h / Sáb: 8h às 12h
  • Rua Joaquim Figueiredo, 128. Barreiro, Belo Horizonte.

Siga nossas redes