A importância da mamografia

A mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas. É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. Afinal, a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente e outros não.

Em 2020, foram confirmados 66.280 casos de câncer de mama no Brasil e 18.068 mortes em decorrência da doença. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

A mamografia e o exame clínico das mamas identificam alterações suspeitas, mas a confirmação de câncer de mama é feita em laboratório, pelo exame histopatológico, que analisa uma pequena parte retirada da lesão (biópsia).

Mamógrafo

Muitas mulheres evitam fazer a mamografia por medo. Apesar de ser um exame e que é necessário comprimir as mamas no aparelho, a mamografia é rápida e o desconforto muito pequeno se comparado ao benefício de ser a melhor forma de garantir um tratamento adequado para o combate do câncer de mama.

Durante os exames, a imagem é obtida pela interação entre fótons de raio-x e detectores desenvolvidos para este objetivo. Dessa forma, os aparelhos possuem alta tecnologia e as imagens geradas são mais nítidas, limpas e capazes de registrar pequenas microcalcificações ou lesões.

A melhor forma de detectar a doença no início é por meio do exame de mamografia, indicado às mulheres de 40 a 69 anos. Na Lamego, as clientes contam com uma equipe altamente qualificada, equipamentos modernos e condições especiais para fazerem o exame. Além disso, a clínica oferece condições especiais para exames de mamografia, ultrassom de mamas e endovaginal, reforçando a importância dos cuidados com a saúde da mulher.

Fonte: Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Conte sempre com a Lamego Diagnósticos!

Para mais informações e agendamento de exames:

Pelo telefone fixo  (31) 3384-6655 , pelo WhatsApp, link:  https://bit.ly/WhatsApp-Lamego-Diagnosticos , ou deixe-nos uma mensagem. 

📌 Estamos na Rua Joaquim Figueiredo, 128, Barreiro, BH, MG 📌

Exames oferecidos:
Doppler/Duplex Scan
Ecodopplercardiografia
Mamografia Digital
Punção e core biopsia de mamas e tireoide
Raios x Digital
Ultrassonografia

Compartilhe nosso conteúdo nas redes:

Deixe o seu comentário:

Fale conosco

Marque seu exame, tire dúvidas ou mande sugestões.

  • (31) 3384-6655
  • contato@lamego.com.br
  • Seg - Sex: 7h às 18h / Sáb: 8h às 12h
  • Rua Joaquim Figueiredo, 128. Barreiro, Belo Horizonte.

Siga nossas redes