Você sabia que a tireoide controla todo o metabolismo do corpo?

A tireoide ou tiroide é uma glândula em forma de borboleta (com dois lobos), que fica na parte anterior do pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (ou popularmente, gogó). Ela age na função de órgãos importantes como coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; na regulação dos ciclos menstruais; na fertilidade; no peso; na memória; na concentração; no humor; e no controle emocional.

É fundamental estar em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo. Por isso, no dia 25 de maio, é lembrado o Dia internacional da tireoide, para lembrar as pessoas da importância dessa glândula que controla todo o metabolismo do corpo.

Quando a tireoide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso ou em quantidade insuficiente. Se há produção de hormônio em excesso acontece o hipertiroidismo. Nesse caso, tudo no corpo começa a funcionar rápido demais: o coração dispara; o intestino solta; a pessoa fica agitada; fala demais; gesticula muito; dorme pouco, pois se sente com muita energia, mas também muito cansada.

Se a produção de hormônio é insuficiente provoca hipotireoidismo. Tudo começa a funcionar mais lentamente no corpo: o coração bate mais devagar, o intestino prende e o crescimento pode ficar comprometido. Ocorrem, também, diminuição da capacidade de memória; cansaço excessivo; dores musculares e articulares; sonolência; pele seca; ganho de peso; aumento nos níveis de colesterol no sangue; e até depressão.

Tanto no hipo como no hipertireoidismo, pode ocorrer aumento no volume da tireoide, que chama-se bócio, e que pode ser detectado com exame físico. Problemas na tireoide podem aparecer em qualquer fase da vida, do recém-nascido ao idoso, em homens e em mulheres.

Um dos exames mais específicos é o ultrassom da tireoide, que é rápido, simples, e pode detectar nódulos e outras alterações nessa glândula. Conte com a equipe da Lamego para fazer o ultrassom com a qualidade e a confiança que procura em um exame de imagem.

Exames oferecidos:
Doppler/Duplex Scan
Ecodopplercardiografia
Mamografia Digital
Punção e core biopsia de mamas e tireoide
Raios x Digital
Ultrassonografia

Lamego Clínica de Imagem: (31) 99417-0289 – (31) 3384-6655 –contato@lamego.com.br – Rua Joaquim Figueiredo, 128, Barreiro, Belo Horizonte, MG.

Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Compartilhe nosso conteúdo nas redes:

Deixe o seu comentário:

Fale conosco

Marque seu exame, tire dúvidas ou mande sugestões.

  • (31) 3384-6655
  • contato@lamego.com.br
  • Seg - Sex: 7h às 18h / Sáb: 8h às 12h
  • Rua Joaquim Figueiredo, 128. Barreiro, Belo Horizonte.

Siga nossas redes