Setembro vermelho: mês de cuidados com o coração

Cerca de 80% das doenças cardíacas podem ser evitadas com apenas quatro atitudes saudáveis: não fumar, praticar atividade física, ter uma dieta equilibrada e evitar o consumo de álcool. Esses cuidados estão em destaque neste mês que é dedicado à campanha “Setembro Vermelho”, de cuidados com o coração.

Ao longo de todo o mês são feitas campanhas de conscientização, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, porque no dia 29 é comemorado o Dia Mundial do Coração, uma iniciativa criada em 2000 pela Federação Mundial do Coração com apoio das Nações Unidas. Desde então, organizações no Brasil e no mundo desenvolvem ações para lembrar a data.

Todas as campanhas têm um único objetivo: despertar a atenção das pessoas para a importância da prevenção como o caminho mais rápido para promover mudanças. Para isso, é necessário informar sobre a importância da boa alimentação, de um estilo de vida saudável e dos check-ups constantes. Na Lamego, os clientes contam com exames de ultrassom das carótidas e ecocardiograma, feitos por especialistas em equipamentos que geram imagens de alta definição.

De acordo com o médico cardiologista Francisco Chevrand, que atende na Lamego, o ecocardiograma é um exame sem radiação, que gera imagens importantes para mostrar a estrutura cardíaca. “No exame, a gente avalia a função do coração, como estão as válvulas, a anatomia e função cardíaca.”

O médico ressalta, ainda, que o ecocardiograma consegue definir se o paciente já teve um infarto e mostrar a repercussão no coração. “Conseguimos ver como o coração está funcionando. O coração é um músculo. Quando o paciente tem pressão alta, a musculatura fica mais grossa e isso altera a estrutura e precisa ser controlado.”

Outro exame importante para avaliar a saúde do coração é o ultrassom das carótidas. Nesse caso, o médico explica que é importante para mostrar, de certa forma, como estão os vasos do organismo do paciente. “Se você observa uma placa na carótida, é sinal que pode haver gordura em outros vasos. O exame é importante para avaliar se há entupimento na caródita e causar um AVC e, também, para avaliar como está o restante do corpo, de certa forma”, ressalta o médico, que salienta, ainda, a importância de o paciente fazer um check-up completo, com exames de sangue.

Cuidados

Conheça oito fatores que podem contribuir para a incidência de casos de doença do coração:

Estresse: Muita tensão não faz bem, pois libera altos níveis de adrenalina e cortisol, gera arritmia e sobrecarrega o coração.

Colesterol: Há dois tipos, o LDL que é ruim, porque eleva os riscos de infarto, e o HDL que é bom, pois reduz riscos de formação de gordura.

Drogas e Álcool: O uso em excesso provoca um efeito explosivo, que pode causar desde arritmia até a morte.

Diabetes: Nos homens, a doença pode aumentar em 40% o risco de infarto e nas mulheres sobe para 50%.

Gordura abdominal: Se for homem, com medida superior a 94 cm, ou mulher e a cintura acima de 80 cm, deve tomar cuidado.

Hipertensão: O fluxo de sangue nas artérias fica dificultado com a pressão alta podendo provocar infarto, AVC e insuficiência cardíaca.

Obesidade: O acúmulo de gordura pode provocar insuficiência cardíaca e gerar outros fatores de risco.

Tabagismo: O cigarro é inimigo do coração. O fumante tem o dobro de risco de ter um ataque cardíaco.

Prevenção
Aproveite o Setembro Vermelho para cuidar da saúde do seu coração. Procure o seu médico de confiança e conte com a equipe da Lamego para fazer os seus exames com a qualidade que você procura.

Exames oferecidos:
Doppler/Duplex Scan
Ecodopplercardiografia
Mamografia Digital
Punção e core biopsia de mamas e tireoide
Raios x Digital
Ultrassonografia

Lamego Clínica da Imagem: (31) 99417-0289 – (31) 3384-6655 – contato@lamego.com.br – Rua Joaquim Figueiredo, 128, Barreiro, Belo Horizonte, MG.⠀

Fontes: InCor Rio e Hospital Sírio-Libanês

Compartilhe nosso conteúdo nas redes:

Deixe o seu comentário:

Fale conosco

Marque seu exame, tire dúvidas ou mande sugestões.

  • (31) 3384-6655
  • contato@lamego.com.br
  • Seg - Sex: 7h às 18h / Sáb: 8h às 12h
  • Rua Joaquim Figueiredo, 128. Barreiro, Belo Horizonte.

Siga nossas redes