Ministério da Saúde disponibiliza “Guia de Atividade Física para a População Brasileira”

Incentivar as pessoas a terem hábitos mais saudáveis e melhor qualidade de vida. Esse foi o objetivo do Ministério da Saúde ao lançar, no dia 29 de junho, o primeiro Guia de Atividade Física para a População Brasileira. A Lamego Clínica da Imagem salienta a importância da prática de atividade física como forma de evitar doenças, aliviar o estresse e aumentar a sensação de bem-estar nas pessoas.

O guia foi produzido em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Cerca de 70 pesquisadores da área da atividade física e saúde, assim como técnicos do ministério e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) participaram da elaboração. O documento é dividido em oito capítulos e aborda a prática de atividades físicas em diversos contextos, grupos e ciclos de vida.

No material, constam, também, recomendações sobre a quantidade, a intensidade e os exemplos de atividades aeróbicas, de força e de equilíbrio, além de indicações para um estilo de vida ativo. Na publicação, estão conteúdos voltados para o público em geral; crianças até cinco anos; crianças e adolescentes até 17 anos; adultos; idosos; gestantes e puérperas; educação física escolar e pessoas com deficiência.

Pesquisa
A atividade física é importante para o pleno desenvolvimento humano e deve ser praticada em todas as fases da vida e em diversos momentos, como ao se deslocar de um lugar para outro, durante o trabalho ou estudo, ao fazer tarefas domésticas ou durante o tempo livre.

Dados de 2019 mostram que, no Brasil, 44,8% da população não pratica o mínimo de atividade física recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A instituição recomenda que adultos façam atividade física moderada de 150 a 300 minutos ou de 75 a 150 minutos de atividade física intensa, por semana, quando não houver contraindicação. A estimativa é de que a inatividade física seja responsável por 15% das internações no Sistema Único de Saúde (SUS).

Benefícios da atividade física

  • Promove o seu desenvolvimento humano e bem-estar, ajudando a desfrutar de uma vida plena com melhor qualidade.
  • Melhora as suas habilidades de socialização.Melhora a saúde do seu coração e a sua condição física.
  • Desenvolve suas habilidades motoras, como correr, saltar e arremessar.
  • Melhora o seu humor e reduz a sensação de estresse e os sintomas de ansiedade e de depressão.
  • Ajuda no seu melhor desempenho escolar.
  • Auxilia no controle do peso adequado e na diminuição do risco de obesidade.
  • Ajuda na adoção de uma vida saudável, como melhora da sua alimentação e diminuição do seu tempo em comportamento sedentário (como tempo em frente ao celular, computador, tablet, videogame e televisão).

Distribuição
O Ministério da Saúde distribuirá 74 mil exemplares do guia para secretarias estaduais e municipais de saúde. Além disso, o documento será enviado para profissionais e usuários do Programa Academia da Saúde, Centros de Reabilitação com foco na atenção às pessoas com deficiência visual, ministérios e demais órgãos governamentais. O guia também será disponibilizado pela pasta em formato digital em inglês e espanhol, em braile e em versão de áudio.

Acesse AQUI o Guia de Atividade Física.

Lamego Clínica de Imagem: (31) 99417-0289 – (31) 3384-6655 –contato@lamego.com.br – Rua Joaquim Figueiredo, 128, Barreiro, Belo Horizonte, MG. 

Exames oferecidos:
Doppler/Duplex Scan
Ecodopplercardiografia
Mamografia Digital
Punção e core biopsia de mamas e tireoide
Raios x Digital
Ultrassonografia

Fonte para pesquisa: Ministério da Saúde 

Compartilhe nosso conteúdo nas redes:

Deixe o seu comentário:

Fale conosco

Marque seu exame, tire dúvidas ou mande sugestões.

  • (31) 3384-6655
  • contato@lamego.com.br
  • Seg - Sex: 7h às 18h / Sáb: 8h às 12h
  • Rua Joaquim Figueiredo, 128. Barreiro, Belo Horizonte.

Siga nossas redes