Ultrassom abdominal é o principal exame para detectar pedra na vesícula

Poucas pessoas já ouviram falar em colelitíase, mas certamente conhecem os perigos das temidas pedras na vesícula, que, além da dor no abdômen, podem causar dor nas costas, náuseas e vômitos. Mas, algumas pessoas podem ter cálculo na vesícula e não apresentar sintomas.

Um dos exames a serem feitos para avaliar ou não a presença de pedras na vesícula é o ultrassom. Informações, como a quantidade de pedras, sua localização dentro da vesícula e sinais ou não de inflamação, são importantes para o seu médico cirurgião.

A vesícula é um órgão que se assemelha ao formato de uma bolsa, componente importante do sistema digestório humano. Exerce a função de reservar e concentrar a bile produzida pelo fígado a ser liberada no intestino delgado. A bile tem a função de emulsificar as gorduras dos alimentos a serem digeridos e ajudar na absorção de importantes nutrientes como as vitaminas A,D,E e K.

Mini club and fitness/dancing for sardinia – classifieds salerno buy anabolic steroids photos of planet fitness offices | glassdoor

O excesso de sais ou colesterol podem formar cálculos de vários tamanhos na bile e prejudicar a passagem no cano que é conectado no intestino. São essas pedras que não conseguem ser digeridas e, ficando na vesícula, causam dor e mal-estar na região abdominal.

Geralmente, as pessoas que sentem os sintomas tendem a perceber o incômodo após uma refeição muito gordurosa. Em boa parte desses casos, o indivíduo sente náuseas, vômitos, dores no lado direito do abdômen – embaixo da costela.

Os fatores de risco para a ocorrência de doenças nas vias biliares incluem: idade, gênero, nível de atividade física, alimentação e estilo de vida, sendo que cada doença apresenta suas particularidades. A colelitíase é mais prevalente em mulheres, grávidas, em terapia hormonal, em uso de anticoncepcionais ou com idade superior a 60 anos. O sedentarismo, as perdas de peso rápidas decorrentes de dietas de baixa calorias e ser latino-americano ou nativo americano também são fatores de risco para a ocorrência de cálculos biliares.

O tratamento para pedra na vesícula pode ser feito à base de medicamentos ou por via cirúrgica.

Procure seu médico de confiança e conte com a Lamego para fazer o seu ultrassom abdominal e evitar problemas causados pelas pedras na vesícula.

Fonte: Ministério da Saúde e Revista Saúde.

Lamego Clínica de Imagem: (31) 99417-0289 – (31) 3384-6655 – contato@lamego.com.br – Rua Joaquim Figueiredo, 128, Barreiro, Belo Horizonte, MG.

Compartilhe nosso conteúdo nas redes:

Deixe o seu comentário:

Fale conosco

Marque seu exame, tire dúvidas ou mande sugestões.

  • (31) 3384-6655
  • contato@lamego.com.br
  • Seg - Sex: 7h às 18h / Sáb: 8h às 12h
  • Rua Joaquim Figueiredo, 128. Barreiro, Belo Horizonte.

Siga nossas redes