INCA publica material sobre a importância da alimentação para evitar câncer

Dezembro é o mês da reflexão, do balanço das metas traçadas e, também, de repensar os hábitos alimentares. Neste último mês do ano, a equipe da Lamego chama a atenção dos clientes para os cuidados com a alimentação, por questões de saúde e qualidade de vida.

Em meio ao crescimento do consumo de alimentos processados e ultraprocessados no Brasil, não basta apenas deter informação sobre alimentação e hábitos saudáveis: é preciso que nova atitude seja adotada pela população, e isso precisa ser incentivado por políticas públicas. A constatação é do webinar (seminário virtual): “Recomendações do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para prevenção de câncer pela alimentação, nutrição e atividade física”.

Durante o webinar, foi lançada a publicação Dieta, nutrição, atividade física e câncer: uma perspectiva global – um resumo do Terceiro relatório de especialistas com uma perspectiva brasileira, tradução adaptada, do Fundo Mundial de Pesquisa em Câncer (WCRF) e do Instituto Americano para Pesquisa em Câncer (AICR) no posfácio “Alimentação, nutrição, atividade física e câncer: uma análise do Brasil e as recomendações do INCA”.

A nova versão do Terceiro relatório de especialistas, desta vez, atem-se mais às recomendações nacionais (e globais) voltadas para os tipos de alimentos e bebidas, e não a nutrientes e outros compostos bioativos. O livro sugere ainda que as recomendações devem estar integradas na promoção saudável de alimentação e atividade física como forma de prevenção a vários tipos de câncer.

O Instituto também criou uma série de infográficos educativos sobre a importância de bons hábitos alimentares: de maneira rápida, o público fica sabendo que não há limite mínimo seguro para o consumo de álcool e que a bebida é responsável, no Brasil, por mais de 2% dos casos de câncer em mulheres e quase 9% em homens; ou que mais de 55% da população brasileira está acima do peso e que o excesso de gordura pode causar pelo menos 12 tipos de câncer. As peças também tratam de alimentos ultraprocessados, tipos de carnes e ambientes saudáveis. Os infográficos estão disponíveis para download.

De acordo com Leandro Fórnias Machado de Rezende, professor-adjunto do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, pesquisa mostra que 27% dos casos e 34% das mortes por câncer poderiam ser evitados mediante a redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida. “É preciso reforçar as ações na prevenção primária (ao câncer)”, disse.

Fonte: INCA.

Lamego Clínica de Imagem: (31) 99417-0289 – (31) 3384-6655 –contato@lamego.com.br – Rua Joaquim Figueiredo, 128, Barreiro, Belo Horizonte, MG.

Entre em contato e agende seu exame de Imagem! 

Compartilhe nosso conteúdo nas redes:

Deixe o seu comentário:

Fale conosco

Marque seu exame, tire dúvidas ou mande sugestões.

  • (31) 3384-6655
  • contato@lamego.com.br
  • Seg - Sex: 7h às 18h / Sáb: 8h às 12h
  • Rua Joaquim Figueiredo, 128. Barreiro, Belo Horizonte.

Siga nossas redes