Dia da Saúde e Nutrição ressalta a importância da alimentação saudável

O mundo está cada vez mais conectado, o trânsito intenso e a pressão no trabalho mais forte. Tudo isso gera altos índices de ansiedade e estresse, levando as pessoas a se alimentarem mal e a, consequentemente, terem mais problemas de saúde.  

Em 31 de março, é comemorado o Dia da Saúde e Nutrição, conforme definido pelo calendário oficial do Ministério da Saúde. A Lamego Diagnósticos aproveita a data para reforçar a importância da alimentação e das emoções equilibradas para garantir a boa saúde física e mental das pessoas.

Conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o que se ingere e se bebe pode afetar a capacidade do corpo de combater infecções, assim como a probabilidade de a pessoa desenvolver problemas de saúde, incluindo obesidade, doenças cardíacas, diabetes e diferentes tipos de câncer.

Pensando na melhoria da alimentação como forte aliada da saúde das pessoas, a nutricionista que trabalhou no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais (NEMS/MG), Ana Célia Pedrosa Thomaz, ressalta que: “Hoje, as pessoas passam muito tempo fora de casa e, cada vez mais, comem em restaurantes. Esta data passa a dar mais importância à comida do lar, de voltar às preparações simples, como o arroz com feijão, o guisadinho de verdura, a salada e uma carne.”

Para auxiliar a população, o Governo Federal lançou o “Guia Alimentar para a População Brasileira”, editado em 2014, que apresenta um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que objetivam promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo, hoje, e no futuro. Saiba mais sobre o guia aqui.

Saúde mental

Pessoas mais equilibradas emocionalmente também têm mais facilidade em controlar o peso, manter hábitos saudáveis e, consequentemente, evitar problemas de saúde. Conforme informações do Ministério da Saúde, praticar hábitos saudáveis e adotar um estilo de vida de qualidade ajuda a manter a saúde física e mental em dia. Seguem algumas dicas dos especialistas do Ministério para garantir a tão sonhada boa saúde:

·                     Tenha alimentação saudável.

·                     Pratique atividades físicas.

·                     Consulte o médico regularmente.

·                     Faça o tratamento terapêutico adequado.

·                     Mantenha o físico e o intelectual ativos.

·                     Jamais se isole.

·                     Reforce os laços familiares e de amizades.

Fontes para pesquisa: ASCOM/NEMS/MG, Ministério da Saúde e Nações Unidas.

Lamego Diagnósticos: (31) 99417-0289 / (31) 3384-6655 / contato@lamego.com.br / Rua Joaquim Figueiredo, 128, Barreiro, Belo Horizonte. 

Compartilhe nosso conteúdo nas redes:

Deixe o seu comentário:

Fale conosco

Marque seu exame, tire dúvidas ou mande sugestões.

  • (31) 3384-6655
  • contato@lamego.com.br
  • Seg - Sex: 7h às 18h / Sáb: 8h às 12h
  • Rua Joaquim Figueiredo, 128. Barreiro, Belo Horizonte.

Siga nossas redes