Covid-19: prática de atividade física torna-se primordial neste período de pandemia

Diante da ameaça que o novo vírus oferece à saúde das pessoas, manter um comportamento sedentário pode ser ainda pior. Isso porque a prática de atividade física melhora o sistema imunológico e ainda contribui para a proteção e o combate às doenças crônicas, que podem agravar as consequências do Coronavírus.

Um dos destaques é a obesidade, doença crônica mais presente nos óbitos de jovens que nos de idosos, de acordo com o boletim do Ministério da Saúde sobre a disseminação da Covid-19 no Brasil. Nesse caso, a atividade física pode colaborar de maneira efetiva para a redução do acúmulo de gordura corporal e melhora da saúde de forma global.

Manter a rotina da prática regular de atividade física pode oferecer também benefícios psicológicos, como promover a sensação de bem-estar. Esse é um ponto importante a ser observado, uma vez que a pandemia pode ser um fator estressante e gatilho para a ansiedade.

Nesse sentido, manter a atividade física ajudará no retorno das atividades da vida diária, após o período crítico de disseminação do novo Coronavírus. E as vantagens valem para crianças, adultos e idosos. 

Mas, lembre-se: antes de adotar as práticas de atividades físicas, procure seu médico cardiologista de confiança. 

O que fazer em caso de suspeita de Coronavírus?

Mesmo que os sintomas sejam leves, suspenda imediatamente a prática das atividades físicas, é o que orienta Paula Sandreschi, da Coordenação-Geral de Promoção da Atividade Física e Ações Intersetoriais do Ministério da Saúde. Retome apenas após fazer os possíveis exames e tratamentos ou quando não tiver mais sintomas. Para saber mais sobre indícios, tratamento, unidades de saúde próximas à sua casa e conferir notícias oficiais com foco na Covid-19, baixe gratuitamente o aplicativo Coronavírus – SUS (clicando aqui).

Fonte para pesquisa: Ministério da Saúde e Agência Minas. 

Saiba mais: Por que a obesidade é um fator de risco para pessoas com Coronavírus? (clicando aqui)

Lamego Clínica de Imagem: (31) 99417-0289 – (31) 3384-6655 – contato@lamego.com.br – Rua Joaquim Figueiredo, 128, Barreiro, Belo Horizonte, MG.

Compartilhe nosso conteúdo nas redes:

Deixe o seu comentário:

Fale conosco

Marque seu exame, tire dúvidas ou mande sugestões.

  • (31) 3384-6655
  • contato@lamego.com.br
  • Seg - Sex: 7h às 18h / Sáb: 8h às 12h
  • Rua Joaquim Figueiredo, 128. Barreiro, Belo Horizonte.

Siga nossas redes