Apoie a amamentação! proteger o futuro é um papel de todos.

O Ministério da Saúde lançou, no dia 4 de agosto, a campanha “Apoie a amamentação: proteger o futuro é um papel de todos” para marcar a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2020 (SMAM), celebrada desde 1992, em todo o mundo, para a promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno.

Além da campanha nacional, este mês é conhecido como Agosto Dourado, porque simboliza o incentivo à amamentação. A cor está relacionada ao fato do leite materno ser o “padrão ouro” da alimentação, o alimento mais completo para o bebê e tem tudo que ele precisa para se desenvolver de forma saudável.  

A Lamego Clínica de Imagem apoia essa causa e reforça às mulheres que, mesmo em tempos de pandemia, o leite materno continua sendo o melhor alimento para a saúde infantil nos primeiros meses de vida do bebê.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) recomenda a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida e o aleitamento complementar por outros alimentos até pelo menos os dois anos de idade. A campanha deste ano tem o objetivo de propor uma reflexão sobre a necessidade de apoiar e estimular o aleitamento materno para a saúde do planeta e de seus habitantes e o impacto da alimentação infantil no meio ambiente, uma vez que evita o descarte de embalagens no lixo.

Aleitamento durante a pandemia

As mulheres em aleitamento materno que testarem positivo para a Covid-19 podem continuar amamentando seus bebês, desde que usem máscara. A orientação leva em consideração os benefícios para a saúde da criança e da mulher e por não ter recomendação para a suspensão do aleitamento materno na transmissão de outros vírus respiratórios.

No caso das mães que tenham confirmação ou estejam com suspeita de Covid-19 que não puderem ou não quiserem amamentar, devem ser orientadas por profissionais de saúde a fazerem a extração do leite materno manualmente ou por bomba.

Quanto à doação de leite humano, a orientação é que as doadoras suspendam a prática quando testarem positivo para a Covid-19 ou se estiverem com sintomas gripais ou com pessoas da família com sintomas gripais.

Com informações do Ministério da Saúde e da ASCOM Fhemig.

Lamego Clínica de Imagem: (31) 99417-0289 – (31) 3384-6655 – contato@lamego.com.br – Rua Joaquim Figueiredo, 128, Barreiro, Belo Horizonte, MG.

Compartilhe nosso conteúdo nas redes:

Deixe o seu comentário:

Fale conosco

Marque seu exame, tire dúvidas ou mande sugestões.

  • (31) 3384-6655
  • contato@lamego.com.br
  • Seg - Sex: 7h às 18h / Sáb: 8h às 12h
  • Rua Joaquim Figueiredo, 128. Barreiro, Belo Horizonte.

Siga nossas redes