Lamego Diagnósticos apoia a campanha “Julho Amarelo”

O sétimo mês do ano é marcado pela campanha “Julho Amarelo” para trazer à tona a conscientização sobre o câncer ósseo e também as hepatites virais. A direção da Lamego Diagnósticos apoia essa campanha e reforça a importância de um exame de imagem bem feito para garantir o diagnóstico seguro das doenças.

Até 2019, a campanha era destinada ao combate do tumor ósseo maligno, um tipo de câncer que acomete qualquer osso do corpo, afeta os ossos longos dos braços e coxas, coluna e bacia. Pode ser dividido em tumor ósseo primário, que é quando o câncer se desenvolve diretamente no osso previamente normal, e tumor ósseo secundário, quando se origina em qualquer outro órgão e se dissemina para os ossos.

Os exames para diagnosticar os tumores ósseos dependem da avaliação do médico, do quadro clínico do paciente e da evolução da doença. Para avaliar a área afetada, ele pode solicitar exames de imagens como o raio-x, feito na Lamego com a segurança necessária para auxiliar no diagnóstico correto e seguro. 

Hepatites

O Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, sancionou, em janeiro deste ano, a Lei 13.802, que institui o “Julho Amarelo”. O mês é destinado a chamar atenção para a luta contra as hepatites virais e tem por objetivo reforçar as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo.

De acordo com o texto da lei, a mobilização deverá ser anual, em todo o território brasileiro, durante o mês de julho, para conscientizar sobre os riscos, alertar sobre as formas de prevenção e estimular as pessoas a se vacinarem contra as hepatites A e B e a buscarem o diagnóstico precoce.

Dados

A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas e é considerada problema de saúde pública no Brasil e no mundo. As hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras do vírus B ou C e não sabem.

A hepatite nem sempre se manifesta por sintomas e, quando estão presentes, caracterizam-se por fadiga, falta de apetite, febre, náusea, vômitos, diarreia, clareamento das fezes, dor nas articulações, urina escura, dores abdominais, icterícia (pele e olhos amarelados), entre outros.

Se a hepatite durar mais de seis meses, ela é considerada crônica. Nesses casos, a doença pode evoluir para cirrose hepática ou ainda câncer de fígado. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.

Fontes para pesquisa: Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Instituto Nacional Americano do Câncer. Portal Médico Responde.

Conte com a Lamego Diagnósticos sempre que precisar de exames de imagem com a qualidade e a confiabilidade que o povo mineiro tanto preza.

Compartilhe nosso conteúdo nas redes:

Deixe o seu comentário:

Fale conosco

Marque seu exame, tire dúvidas ou mande sugestões.

  • (31) 3384-6655
  • contato@lamego.com.br
  • Seg - Sex: 7h às 18h / Sáb: 8h às 12h
  • Rua Joaquim Figueiredo, 128. Barreiro, Belo Horizonte.

Siga nossas redes