Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço reforça necessidade de prevenção e detecção precoce

O dia 27 de julho foi instituído como o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço, em 2014, durante o congresso mundial de especialidade promovido pela Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço. Entre os tipos de câncer mais comuns de cabeça e pescoço no Brasil está o da cavidade oral (boca), que pode ocorrer nos lábios, na gengiva, nas bochechas, no céu da boca, língua e assoalho da boca (região abaixo da língua).

A necessidade de chamar a atenção das pessoas para este tipo de câncer decorre da incidência de casos e a necessidade de prevenção e detecção precoce. Informações do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) mostram que, dos estimados 300 mil casos de câncer da cavidade oral no mundo, 145 mil levaram a óbito. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em 25% até 2025.

O médico ultrassonografista Guilherme Oliveira de Almeida Costa, da Lamego Diagnósticos, salienta que os exames na tireoide avaliam casos crônicos e, também, auxiliam no diagnóstico e acompanhamento de lesões. “É preciso salientar que deve ser feito por pessoal altamente capacitado, pois existe muito problema em deixar passar um detalhe importante ou valorizar o que não existe. Na Lamego, a gente tem pessoal qualificado e aparelhos muito bons”, reforça o médico.

O ultrassom desempenha um papel fundamental no gerenciamento de neoplasma na tireoide e, em particular, no gerenciamento de problemas recorrentes no pescoço após uma tireoidectomia.

A Lamego Diagnósticos apoia a campanha do Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço, lembrado em 27 de julho, e reforça a importância do exame de ultrassom na região do pescoço.

Fonte para pesquisa: Blog da Saúde (Ministério da Saúde).

Compartilhe nosso conteúdo nas redes:

Deixe o seu comentário:

Fale conosco

Marque seu exame, tire dúvidas ou mande sugestões.

  • (31) 3384-6655
  • contato@lamego.com.br
  • Seg - Sex: 7h às 18h / Sáb: 8h às 12h
  • Rua Joaquim Figueiredo, 128. Barreiro, Belo Horizonte.

Siga nossas redes