Cuidados com a sua saúde garantem mais alegria ao seu carnaval!

O Ministério da Saúde publicou dicas de segurança para auxiliar os brasileiros a garantir um carnaval seguro e sem dores de cabeça. Confira as orientações e aproveite a festa com cuidados e zelo à sua saúde.

Consumo de bebidas alcoólicas: Comer alimentos leves é uma ótima opção. Se for beber, que não seja em excesso. Vale lembrar que os efeitos do consumo exagerado de bebida alcoólica são prejudiciais não apenas para quem o consome, já que é alto o risco de acidentes de trânsito.

Sexo seguro: Você não pode esquecer que tem de usar preservativo (masculino e feminino) em todas as relações sexuais. Não deixe que festejar e beber impeçam você de se prevenir e, com isso, se infectar com o HIV e outras ISTs. Qualquer pessoa pode buscar preservativos em Unidades Básicas de Saúde.

Camisinha: Se a camisinha estourar, ou acontecer algum outro imprevisto que você julgar ter lhe exposto Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), procure a Profilaxia Pós-Infecção ao HIV (PEP) nas primeiras 72 horas de exposição. A medicação está disponível em Unidades Básicas de Saúde e deve ser utilizada por 28 dias.

PrEP: Aqueles que fazem uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) precisam manter o uso contínuo para evitar possíveis infecções. Tem que tomar a medicação todos os dias para você poder fazer a profilaxia.

Cuidados com a vacinação: Manter a caderneta de vacinação em dia é outro cuidado necessário. O vai e vem de brasileiros entre Europa e Brasil pode ser um meio para que agentes causadores de doenças – como vírus e bactérias – transitem no País. Por isso, é importante manter o sistema imunológico alerta por meio da vacinação. Você pode atualizar o calendário em qualquer momento do ano. Basta procurar uma Unidade Básica de Saúde.

Compartilhe nosso conteúdo nas redes:

Deixe o seu comentário:

Fale conosco

Marque seu exame, tire dúvidas ou mande sugestões.

  • (31) 3384-6655
  • contato@lamego.com.br
  • Seg - Sex: 7h às 18h / Sáb: 8h às 12h
  • Rua Joaquim Figueiredo, 128. Barreiro, Belo Horizonte.

Siga nossas redes